INFODROP MONEY
Análises de mercado para você se informar e sair na frente da concorrência.
O que é o InfoDrop Money?
O mercado muda muito rápido, principalmente para dropshippers.
Uma informação privilegiada no momento certo é capaz de virar o jogo da sua operação para sempre.
O Infodrop Money veio para trazer análises e dicas rápidas de mercado para você sair na frente da concorrência:
Tendências de mercado; dicas sobre produtos vencedores; dicas de tráfego; hacks de operação de drop…
Aqui você encontra informações para facilitar a sua vida como empreendedor inconformado.
Esperamos que você aproveite e consiga alcançar suas metas!
Atenciosamente,
Equipe Identify
Nesta edição você poderá conferir os melhores artigos de edições anteriores do Infodropmoney!
Índice:
– Mentalidade estratégica para dropshipper
– Princípios para melhorar sua oferta
– Tendências do momento
– Hacks de Tráfego
– CAC 0
Tendências
Mentalidade estratégica para dropshipper
Se você é dono de uma loja de dropshipping, precisa entender o que significa o termo canais de aquisição.
Após entender o que isso significa e a sua importância, passará a enxergar as ações da sua loja de maneira muito mais estratégica e produtiva do que enxerga agora.
Canais de aquisição basicamente são diferentes meios ou plataformas pelos quais uma empresa atrai, envolve e adquire clientes, como:
Redes sociais, tráfego pago (como Facebook Ads, Google Ads), marketing de conteúdo, email marketing, SEO (Search Engine Optimization), entre outros.
Cada uma dessas plataformas são uma possibilidade de atrair clientes de forma diferentes.
Os canais de aquisição tem suas próprias características, público-alvo e métodos de engajamento, permitindo que as empresas alcancem e se conectem com clientes em potencial de maneiras variadas.
O principal ponto aqui é o seguinte:
– Você precisa entender o quanto vale a pena “perder tempo” com determinado canal de aquisição para decidir se vale a pena investir mais tempo e dinheiro nele ou se é melhor investir tempo e dinheiro em outra plataforma mais lucrativa.
Por exemplo, é comum, no começo de uma loja de dropshipping, um iniciante querer ser bom em tudo:
Redes sociais, Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads etc.
Mas a realidade é que ninguém pode ser bom em todos os canais de aquisição ao mesmo tempo, no começo da jornada.
Você precisa entender qual canal de aquisição pode te trazer clientes mais rápido e investir mais tempo dominando-o.
O canal de aquisição mais famoso entre os dropshippers é o Facebook Ads.
Porém, existem tipos de produtos (como decoração para casa, produtos pets, tênis, bonés, entre outros) que funcionam muito bem para Google Ads e poderiam ser muito melhor utilizados lá do que seriam no Facebook Ads.
*Dica: todo produto “commodity” (sem um grande diferencial, como tênis, camisas, calças, copos, talheres etc) tem tendência a performar melhor no Google Ads do que no Facebook Ads (onde produtos que são novidades ou trazem inovações funcionam muito bem).
Lembre-se: a sua energia e tempo é finita.
Quando você for investir tempo em uma uma nova atividade, pense o seguinte:
Qual canal de aquisição pode me trazer mais resultados? Eu estou usando 100% de tudo o que ele pode me trazer?
Se sim, você deve investir em um segundo canal de aquisição e dominá-lo assim que possível.
Se não, deve permanecer neste canal e extrair dele o máximo de vendas possíveis.
O restante do seu tempo você pode delegar para atividades mais periféricas, como posts em redes sociais, processamento de pedidos, design etc.
Assim, você constrói um negócio online sólido e lucrativo para os próximos anos!
Entenda como usar os canais de aquisição, pense de forma estratégica!
PRINCÍPIOS PARA MELHORAR SUA OFERTA
Existem 3 elementos extremamente importantes para vender todos os dias na internet…
Sem esses 3 fatores, é impossível vender qualquer coisa online.
Eles são:
1) PESSOAS que QUEREM comprar produtos como o seu
2) Uma OFERTA irresistível para essas pessoas
3) Uma COMUNICAÇÃO atraente para que novas pessoas comprem sua oferta todos os dias.
Repare bem: essas 3 coisas estão organizadas em ordem de importância:
Sem pessoas que desejam comprar seu produto (número 01) não adianta uma boa oferta…
Sem uma boa oferta (número 2) as pessoas que poderiam comprar de você, na verdade vão comprar do seu concorrente…
E sem uma comunicação ou estratégias de atração de clientes (número 03), você não fará com que novas pessoas entrem na sua loja todos os dias para comprar seus produtos.
Nesta sessão, nós trataremos da número 02: como melhorar a sua oferta.
Isso porque boa parte dos dropshippers, apesar de ter um produto que está sendo vendido pelos seus concorrentes, não consegue ter sucesso ou lucro.
E de nada adianta ter uma comunicação persuasiva, sem uma boa oferta. As pessoas chegarão na sua página, mas não comprarão.
O grande problema, quando não está em copiar e colar os mesmos anúncios usados por outros players, geralmente se encontra na OFERTA do produto.
Vamos lá?
Nós dividiremos a definição de oferta nos seguintes termos:
1- Preço final
2- Condições especiais
3- Eventos+escassez
4- Imagens
5- Nome
6- Copy
Quanto mais você melhorar cada um desses pontos, mais estará melhorando a sua oferta e se tornando competitivo no mercado.
Vamos analisar os pontos?
1 – Preço final
Existe um motivo extremamente importante pelo qual nós colocamos o preço do produto como o número 01 nesse ranking:
Porque ele é um dos fatores que mais pesam na hora da compra.
Obviamente, não é o único, mas com toda a certeza ele gera um impacto muito grande na hora do cliente “frio”, que nunca ouviu falar da sua loja, comprar de você por impulso através do Facebook Ads.
Um segundo fator extremamente importante, é que o preço é um dos primeiros elementos que aparecem quando uma pessoa cai na sua página de vendas.
Ou seja: logo de cara, o cliente vai decidir se, por aquele preço, vale a pena investir mais alguns segundos lendo as suas informações.
Se o preço for algo absurdo, ou algo que caro do outra oferta já vista pelo cliente, provavelmente ela sairá da sua página.
Um fator que equilibra o jogo dessa guerra de preços é o “branding” da sua loja.
Se você tem uma loja nichada, com produtos de marca própria, então sairá da “luta por preços” e irá para um outro tipo de categoria, que é construção de marca, como fizeram a Basiq e Churras King através do dropshipping.
O benefício desse tipo de categoria de loja, é que você pode cobrar mais caro do que seus concorrentes, ter maior margem de lucro e ainda sim vender bem.
Mas dado que 90% dos dropshippers focam em vendas para público frio, por impulso via Facebook Ads, precisamos alertar que o bom preço é sim um fator crucial para a sua venda.
*DICA PARA MELHORAR SEU PREÇO:
Busque novas cotações com fornecedores, brasileiros ou estrangeiros, para oferecer um valor final atraente para o seu consumidor.
Quanto melhor você ajustar essa etapa, mais significante pode ser o resultado da sua venda!
2- Condição especial
Condições especiais também estão atreladas, de certa maneira, ao preço.
Imagine que uma loja A venda uma bota de inverno a R$189,90.
Uma loja B, vendendo a mesma bota, coloque uma promoção de “Compra 1 leve duas” por R$189,90 também.
Qual oferta é mais forte?
Claro, a oferta B se torna muito mais poderosa.
Esse é o peso das condições especiais.
Alguns exemplos são:
“Compre 1 leve 2.”
“Compre 1 leve 5.”
“Na compra de 1 leve um brinde x.”
“Na compra de 3 unidades leve x% de desconto.”
“Na compra de 1 leve a segunda grátis”…
Cada tipo de comunicação tem o poder de deixar sua oferta mais atraente para o consumidor final!
3 – Eventos + Escassez
Como sempre gostamos de lembrar…
Datas especiais são sempre muito importantes para o ecommerce.
Desde o aniversário da sua loja, até momentos como Black Friday e Natal podem impulsionar o seu faturamento.
Claro, isso se você souber como usar essas datas.
Deixar a comunicação dos seus anúncios + identidade visual da sua loja e promoções ligadas ao preço do seu produto atreladas a uma data tem 2 grandes benefícios:
A) Faz com que o cliente sinta que aquela promoção é para ele (gera mais identidade)
B) Deixa subentendido que aquela promoção é temporária e irá acabar (gera gatilho mental de escassez)
Usar com sabedoria essas datas (comunicando a promoção no seu anúncio, banner de loja e página de venda) com certeza fazem a sua oferta ficar mais forte!
4 – Imagens
A variedade e qualidade das suas imagens podem te ajudar a vender mais.
Se você usar as mesmas imagens que seus concorrentes usam, pode parecer que você vende o mesmo produto dos seus concorrentes…
E isso te colocará ainda mais na “corrida do preço”.
Se você quer se diferenciar, adote o hábito de buscar (ou editar) imagens de modo a se diferenciar dos seus concorrentes.
Sempre é bom lembrar que imagens com boa qualidade ajudam a passar uma sensação de qualidade do produto.
Quando for baixar uma imagem, sempre se atente a isto!
5 – Nome
Um outro fator para se diferenciar do mercado…
É criar um nome diferente para o seu produto.
Colocar simplesmente “Escova Alisadora” não te fará uma opção competitiva no mercado.
Agora, ter um nome próprio pode sim te ajudar a se diferenciar.
Ex:
“Hair Style – Escova Alisadora Feminina”.
6 – copy
Por último…
Usar uma boa copy te ajuda a vender mais.
Há algumas regrinhas que, se bem usadas, podem te ajudar a converter bem:
A) No anúncio, se atente aos primeiros 5 segundos. A sua promessa mais forte precisa estar aqui.
Colocar as imagens ou vídeos mais chamativos é necessário para captar a atenção do seu cliente.
B) Na sua página de vendas sempre comece a sua copy com uma boa promessa + prova visual.
Prometeu que seu produto ajuda “parecer mais magro”?
Então coloque uma imagem, GIF ou vídeo abaixo da promessa que comprove a veracidade da sua copy.
Você pode usar a nossa IA para construir todas as suas copys!
Gostou?
Temos certeza que se você melhorar cada um dos pontos abordados acima, logo logo estará arrasando nas suas vendas!
Vamos faturar!
TENDÊNCIAS DO MOMENTO
Essa sessão é dedicada a alguns dos produtos que mais tiveram aumento de vendas/investimento ou engajamento em anúncios nos últimos dias!
Você também pode conferir esses produtos na tag “Anúncios com mais investimento”, ou “Anúncios quentes”, na Biblioteca de Anúncios!
CAMISETA POLO MASCULINA
Você pode ver um exemplo de loja vencedora clicando aqui.
SUTIÃ CONFORTÁVEL
Você pode ver um exemplo de loja vencedora clicando aqui.
SUPORTE PARA UTENSÍLIOS
Você pode ver um exemplo de loja vencedora clicando aqui.
Hacks de Tráfego
Você sabe avaliar o seu funil de drop?
Saber analisar você responde a pergunta mais importante na hora de testar um produto: “onde posso estar errando?”
Para saber disso, você precisa saber O QUE analisar.
Você precisa saber as métricas que importam. É ela que você analisa para entender seu erro.
Por exemplo: se você sabe que em média a sua página deve converter entre 7% a 10% para o checkout, mas ela está convertendo apenas 3%… você deve melhorar a sua página primeiro (trocar preço, bônus, mídias e garantia, melhorar a velocidade da página), e não o seu checkout.
Existem uma ordem certa para analisar o seu funil. Você começa do ponto número um, e vai analisando se existe algum gargalo ou erro. Se não enxergar nenhum erro, passa para o próximo ponto.
1 – Criativo ( no Facebook, em média, o %CTR é entre 1% a 2%, podendo chegar até 5%. Qualquer coisa abaixo disso pode ser tido como um criativo que pode ser melhorado.
2 – Página de vendas (para páginas de vendas que recebe anúncios do Facebook, uma média de conversão é de 7% a 10%), qualquer coisa abaixo disso pode ser melhorado.
3 – Checkout (a média de conversão de um checkout é de 25%, qualquer coisa abaixo disto pode ser melhorado).
Ou seja, um anúncio que aparece para 10.000 pessoas pode trazer 100 pessoas para sua página, que leva 08 pessoas para o checkout e faz com que 1 pessoa compre.
Você anunciou para 10 mil pessoas e nada aconteceu?
Analise seu funil.
Comece pelo criativo.
Depois analise sua página de vendas.
E por último o checkout.
1 – PONTOS PARA MELHORIA NO CRIATIVO
– Deixar mais humano (“estilo influencer”)
– Deixar os 3 primeiros segundos mais chamativos
– Usar imagens que nenhum concorrente está usando
– Gravar criativos próprios
2 – PONTOS PARA MELHORIA NA PÁGINA DE VENDAS
– Deixar a página de venda mais rápida com um bom tema ou com mídias menos pesadas (você pode analisar usando Page Speed).
– Mude o preço da sua oferta
– Mude o benefício da sua oferta (adicione um brinde grátis, compre 1 leve 2 etc.)
– Melhore as mídias que você usa (fotos e vídeos com mais qualidade)
– Melhore a descrição do seu produto
3 – PONTOS PARA MELHORIA NO SEU CHECKOUT
– Cheque a velocidade do seu checkout
– Personalize com a ID visual da sua loja
– Adicione selos de garantia e avaliações positivas de clientes
– Teste um checkout diferente (nós indicamos Yampi)
Em cada ponto você pode fazer mudanças que mudem a sua % de conversão, melhorar seu funil, e começar a vender todos os dias!
CAC 0
VENDENDO NO X1
Uma excelente maneira de testar produtos e abaixar o custo por venda no seu ecommerce…
É testando campanhas de tráfego para o Whatsapp.
Pouco se fala sobre estas campanhas, porque a maior parte dos dropshippers focam em vendas feitas de maneira automática, na loja de dropshipping.
Nas vendas pelo Whatsapp, é preciso um pouco mais de esforço.
Mas esse esforço pode compensar o trabalho, uma vez que a sua taxa de conversão pode aumentar.
Ou seja, enquanto em um ecommerce a taxa de conversão é em média de 1% (caso o produto esteja validado).
No Whatsapp a taxa pode ser superior a 3%.
Isso acontece porque o cliente pode fazer perguntas de maneira personalizada para um outro ser humano, o vendedor no whatsapp.
O funil para o whatsapp é simples:
1º Anúncios
2º Conversa no Whatsapp
3º Link de pagamento direto do checkout
A campanha de tráfego pago pode ser de Conversas no Whatsapp ( objetivo de campanha).
A conversa no whatsapp não tem segredo: Você pode perguntar qual a cor/ mais interessa, explicar os benefícios e fazer oferta de escassez.
Algumas dicas adicionais e de grande valor é usar a escassez de cupons.
Por exemplo: um produto que custa R$147,90, mas está “apenas até este sábado usando o cupom DESCONTO47 por R$97,90 em 10x sem juros com frete grátis para todo o Brasil”.
Para quem está começando, sem dúvida alguma tráfego para Whatsapp pode ajudar você a ter mais lucro (mais do que usando a sua loja de ecommerce)!
Por hoje é isso!
No próximo InfodropMoney tem mais!
Você pode deixar no nosso suporte sugestões para que possamos adicionar ou melhorar nesta análise de mercado.
Muito obrigado por ter lido até aqui.
Atenciosamente,
Equipe Identify.